quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cursos EAD

Olá, 


Como eu disse no post passado, irei falar sobre o ambiente atual dos cursos oferecidos de maneira a distância no Brasil.


Primeiramente, falarei sobre a associação que tem por finalidade o desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância, a ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância) que não tem fins lucrativos e é voltada para esse lado de novas tecnologias na aprendizagem.


A ABED apesar de não ter jurisprudência na hora de avaliar, indicar ou validar algum curso EAD, ela serve como um selo de qualidade na hora da escolha de um curso. No site podemos encontrar diversos cursos e podemos fazer buscas por um curso específico, pesquisando por cidades, nome da instituição e outros. No site podemos também tirar algumas dúvidas sobre EAD e participar de fóruns sobre educação a distância.


Na UnB temos o CEAD, que oferece cursos de extensão e de especialização (lato sensu) tanto pagos quanto gratuitos totalmente a distância, tanto por meio da internet quanto por outros meios midáticos.



Harvard, por muitos considerada a melhor universidade do mundo, disponibiliza diversos cursos online (eu mesmo já comecei a fazer um, que tinha algumas video aulas disponíveis) tanto pagos quanto gratuitos, com uma gama de áreas intelectuais.
Aqui vai o link para o site com cursos grátis!




Existem sites especializados na divulgação e promoção de cursos de EAD por todo o Brasil, entre eles estão o Guia EaD e o Instituto EaD Virtual, ambos cadastrados na ABED como associados, que listam diversos cursos tanto pagos como gratuitos. 




Espero ter ajudado e até o próximo post,
Tiago.



domingo, 18 de setembro de 2011

O que é a EaD?



Alguns dos meus colegas de classe, já o citaram, mas devo aqui repetir, o que é a Educação à Distância de acordo com José Manoel Moran, publicado em 94:


"Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. 
É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes."
José Manoel Moran, Novos Caminhos no Ensino a Distância (1994)


É interessante vermos que aqui, Moran ainda não incluía a Internet como um meio para o ensino, pois na época a internet estava apenas em seu início. Hoje, com a constante evolução e inserção da tecnologia no cotidiano das pessoas, fica impossível deixar de lado a internet como um forte objeto na educação. 


Uma definição mais recente encontramos na Wikipédia - Educação à Distância, na qual já existe o contexto atual, mencionando essas novas formas de comunicação. É super interessante a colocação da wikipédia, mencionando a história da educação à distância e sua evolução.


Depois de ler diversas definições, acabei criando uma minha (por favor, corrijam-me caso esteja errado (: )
"Educação à distância é a forma democrática de ensino, proporcionando uma forma aprender sem a necessidade da presença física de um educador, permitindo que o aluno crie seu próprio ritmo de aprendizagem, tudo isto através de um meio de comunicação que se adapte à necessidade do aprendiz"
Tiago Albernaz Viana 



No próximo post falarei sobre alguns cursos que existem no Brasil voltados para a área de EaD e algumas outras particularidades!

Por favor, comentem!
Tiago.


Primeiro post! :)

Olá,


Acredito que ao iniciar um blog sobre Objetos de Aprendizagem (OA) na Educação a distância é necessário apresentar os conceitos básicos desses dois amplos temas.


Inicialmente falarei um pouco sobre o que é a Educação à Distância (EaD) e alguns de seus principais conceitos!